Os ODS em pauta
ODS 1 – Erradicar a pobrezaODS 2 – Erradicar a fomeODS 3 – Saúde de qualidadeODS 4 – Educação de qualidadeODS 5 – Igualdade de gêneroODS 6 – Água potável e saneamentoODS 7 – Energias renováveis e acessíveisODS 8 – Trabalho digno e crescimento econômicoODS 9 – Indústria, inovação e infraestruturasODS 10 – Reduzir as desigualdadesODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveisODS 12 – Produção e consumo sustentáveisODS 13 – Ação climáticaODS 14 – Proteger a vida marinhaODS 15 – Proteger a vida terrestreODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazesODS 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos
CidadesClimaConsumoDesigualdadeDiversidadeEconomia VerdeEducaçãoMeio AmbientePaz e JustiçaSaneamentoSaúdeVídeos
O #Colabora nasceu e cresceu como um projeto de jornalismo independente para trabalhar por um mundo mais criativo, mais justo, mais tolerante e, principalmente, sustentável. Acreditamos que a informação é instrumento fundamental para alcançar este objetivo e que esse planeta melhor passa por um país melhor. É essa a principal – mas não única – inspiração do programa Bolsa #Colabora de Reportagem, uma convocação a jornalistas de todo o Brasil, que estamos lançando, não por acaso, neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Além de incentivar o jornalismo de qualidade, com a distribuição de bolsas de R$ 5 mil (regulamento aqui), o #Colabora pretende também valorizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas estabelecidas pela ONU, fundamentais para o futuro do planeta e ainda pouco conhecidas, principalmente pelos brasileiros.
Essas bolsas estão sendo financiadas pelos nossos leitores, dentro do espírito que vem movendo o #Colabora desde o começo. Buscamos colaborar com os jornalistas para produzir melhor conteúdo o que, por sua vez, colabora para termos um produto de melhor qualidade. Com a colaboração dos nossos leitores, através de suas doações, colaboramos todos com a democracia e um mundo – e um Brasil – mais sustentável.
O programa Bolsa #Colabora de Reportagem vai distribuir quatro bolsas de R$ 5 mil (cinco mil reais), cada, valor que será administrado pelos jornalistas selecionados para a produção da pauta.
Podem se inscrever jornalistas e estudantes de jornalismo, cursando a partir do sétimo período, brasileiros ou moradores no Brasil. Não há limite de inscritos por pauta: o valor da bolsa, entretanto, não muda. Não há limite de pautas por inscrito.
O prazo para inscrição vai de 5 de junho a 5 de julho. No formulário, constarão, além da pauta e do formato da reportagem, minibio(s) do(s) jornalista(s) em no máximo cinco linhas com links para matérias publicadas e dados pessoais e de contato.
As reportagens terão prazo de dois meses para serem concluídas e entregues. Cada pauta terá acompanhamento de um jornalista do #Colabora. As reportagens serão publicadas nas plataformas do #Colabora.
O programa Bolsa #Colabora de Reportagem tem como objetivo incentivar o jornalismo de qualidade e divulgar e valorizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas estabelecidas pela ONU, fundamentais para o futuro do planeta. O #Colabora é um projeto jornalístico que aposta na sustentabilidade muito além do meio ambiente. Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais.
As pautas devem abordar pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os jornalistas devem apresentar a pauta em texto de até 15 linhas com seu escopo, contexto e possíveis fontes. Também deve ser informado o formato (texto+foto, ensaio fotográfico, vídeo, infografia, podcast, animação, etc…) no qual a reportagem pretende ser realizada. O #Colabora se compromete a não utilizar as pautas enviadas e não selecionadas.
O anúncio das pautas selecionadas para a Bolsa #Colabora de Reportagem será feito até 31 de julho de 2019. Os critérios para a seleção das bolsas serão o ineditismo, originalidade e importância da pauta e sua viabilidade de produção. A comissão de seleção será formada pelos jornalistas do #Colabora.
Pense na importância de manter-se informado(a). Quer ter acesso, por e-mail, ao resumo das nossas notícias, textos dos colunistas e reportagens especiais? Receba a nossa newsletter. É de graça :)