Vamos falar de política ‘cara a cara’?

Na contramão da campanha no WhatsApp, grupo vai às praças para conversar sobre a importância da democracia

Por Ediane Merola | Vídeo • Publicada em 24 de outubro de 2018 - 08:06 • Atualizada em 24 de outubro de 2018 - 13:29

(com Raphael Monteiro) “Vai votar branco ou nulo? Vamos conversar?” O convite é feito em singelas placas improvisadas, mas por pessoas muito determinadas. É gente que decidiu deixar seus a militância no WhatsApp, Facebook e Twitter um pouco de lado para ir às ruas, e, olho no olho, às vésperas da eleição, bater um papo sobre o que é democracia.

O movimento, conhecido como coletivo  “Vamos Conversar?”, partiu da coordenadora de projetos sociais Duda Mattar, que, no última dia 10, convocou amigos pelo Facebook para se reunirem no feriado de 12 de outubro, no Largo do Machado. Na hora marcada, Duda, a filha e mais três amigos foram à praça, onde coincidentemente havia um casal com a mesma proposta. A foto publicada por ela nas redes sociais viralizou: os atos no Rio passaram a acontecer regularmente no Largo da Carioca, no Centro, e já foram “exportados” para cidades do Ceará, de Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. O #Colabora acompanhou uma das ações desse pessoal por cerca de três horas. Confira o vídeo:

Ediane Merola

Jornalista desde 1995, formada pela Estácio, foi repórter do jornal O Globo por 20 anos. Escreveu sobre vestibular, educação e comportamento, mas já se aventurou em muitas pautas sobre o cotidiano da cidade, algumas para contar histórias de violência. Fala alto, gesticula à beça, mas é tímida. Fez sua primeira tatuagem depois dos 40, adora gatos, rock nacional e descobriu recentemente que doar sangue, uma ação que salva vidas, faz bem pro coração e pra alma.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *