Passo necessário, mas insuficiente para a descarbonização dos transportes
Foto: AFP
Por Oscar Valporto
Veículos elétricos bateram recordes de produção em 2021 e são vendidos como estratégia para a descarbonização do setor de transportes, que representa 25% das emissões de carbono no mundo.
Foto: AFP
Em 2021, as vendas dos elétricos foram 83% maiores do que em 2020, um salto muito maior do que o experimentado por veículos tradicionais.
Foto: AFP
Neste começo de 2022, cerca de 12 milhões de veículos elétricos estão em circulação - são mais de 500 modelos diferentes de veículos com emissão zero já à venda no mundo inteiro.
Foto: AFP
Além de carros, estão sendo produzidos - também com recordes - ônibus, bicicletas e caminhões elétricos. Mas esses veículos representam apenas 1% da frota de carros hoje.
Foto: Divulgação/SPTrans
Para atingir a meta do Acordo de Paris - limitando em 1,5° grau Celsius o aumento da temperatura em relação à era pré-industrial -, os elétricos devem alcançar 30% da frota global em 2030.
Foto: AFP
Foto: Divulgação/UFSC
Mas, ainda que essas metas sejam alcançadas, não será suficiente para a descarbonização do transporte.
Ani Dasgupta, presidente da WRI, instituto mundial de pesquisas com foco ambiental, destacou: "Não basta eletrificar os carros, é preciso tirar as pessoas dos carros".
Foto: Philippe Royer
Segundo a WRI, para alcançar as metas de 2030, é preciso: reduzir em até 14% o número de veículos leves; capacitar o transporte público em 50%; mudar 50% das viagens urbanas de carro ou ônibus por bicicletas ou a pé.
Foto: AFP
O aumento da eletrificação no transporte é puxado pela China, onde circulam quase 500 mil ônibus elétricos. Além de vender 3,5 milhões de carros elétricos em 2021.
Foto: AFP
Nos EUA, o governo Biden prevê US$ 5 bilhões para ônibus escolares elétricos. Na Califórnia e Nova York, os governos pretendem ter 100% da frota de ônibus escolares eletrificada em 2035.
Foto: AFP
O Brasil acompanha a tendência mundial com números bem mais modestos: o país alcançou, em 2021, o recorde de 35 mil carros eletrificados vendidos, aumento de 77% em relação a 2020.
Foto: Divulgação/BYD
São Paulo tem a maior frota elétrica com apenas 80 ônibus; o plano é chegar a 2600 em 2024. No Rio, a previsão é que os primeiros 62 ônibus elétricos comecem a circular em 2023.
Foto: AFP
A eletrificação precisa superar dois desafios: usar energia limpa para impulsionar veículos e tornar - social e ambientalmente - sustentável a mineração dos materiais para suas baterias.
Foto: AFP
Para especialistas, veículos elétricos podem realmente contribuir para a descarbonização, mas é preciso investir em transporte público e mobilidade ativa (caminhadas e bicicletas).
Foto: Andrea Rego