MUSEU
DO PONTAL

A maior coleção de arte popular brasileira está de casa nova

Por Carla Lencastre

Após sofrer com alagamentos causados pela ocupação desordenada da vizinhança na sede original, o acervo único do Museu do Pontal está agora exposto em uma construção sustentável na Barra da Tijuca, no Rio.

O edifício foi construído especialmente para abrigar o excepcional acervo formado ao longo de 45 anos pelo francês Jacques van de Beuque (1922-2000).

A exposição conta com mais de nove mil obras produzidas ao longo do século 20 por cerca de 300 artistas brasileiros.

A sustentabilidade guiou o projeto arquitetônico, custeado por doações de empresas e financiamento coletivo. Marcando o início de uma nova fase da instituição, fundada em 1976.
 

O desenho do prédio levou em conta o percurso do sol ao longo do ano e os ventos da região. O projeto, assinado pelo escritório Burle Marx, ocupa área de 14 mil m² e reflete a questão sustentável.
 

A maior parte do terreno é um jardim regado com água reaproveitada das chuvas, que privilegia 73 espécies nativas. Além disso, a campanha de financiamento coletivo permitiu o plantio de 30 mil mudas.

A vegetação se integra ao acervo por janelas estrategicamente recortadas. Além de trazer o verde para dentro do museu, os recortes oferecem ventilação natural, um ponto positivo em tempos de pandemia.

A relação entre arte e natureza é um dos pilares de um museu repleto de obras que fazem referências à vida no campo, a um cotidiano rural e à agricultura.

A ideia é que o espaço seja usado para atividades educativas infantis de ecologia. O museu é um programão para as crianças, que podem aproveitar tanto as exposições quanto a ampla área ao ar livre.

O Museu do Pontal fica perto do Bosque da Barra, na Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes. Abre de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita, com contribuição sugerida de R$ 20.

CLIQUE AQUI

Para conferir outros Web Stories

Imagens: Marco Antonio Rezende
Webstory: Guilherme Leopoldo