A Conferência de Estocolmo de 1972 marcou o 1º passo para o desenvolvimento do direito ambiental internacional. Foi o início da discussão sobre um meio ambiente saudável. O que mudou de lá até hoje?
Vídeo: UN Environment Programme
“Agora, 50 anos após a Estocolmo-72, estamos enfrentando uma tripla crise planetária: de mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade. Assim como outros males planetários que estão afetando nosso bem-estar atual e futuro.”
Vídeo: UN Environment Programme
1ª Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Humano, em Estocolmo, discute meio ambiente pela primeira vez. Criado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
1972
Vídeo: UN Environment Programme
Planeta celebra o 1º Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho, com tema “Uma Só Terra”. Lançado o Programa Mares Regionais para abordar a degradação acelerada dos oceanos.
1973
Vídeo: PNUMAaos50
A Assembleia Geral da ONU designa os anos 80 como a Década Internacional de Abastecimento de Água Potável e Saneamento. É o 1º reconhecimento de que apenas 2,8% da água da Terra servem para o consumo humano.
1981
Vídeo: Nações Unidas
Todos os 197 países da ONU adotam o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio. O Protocolo é até hoje o único tratado da ONU a ser ratificado por todos os países e o que mais teve resultados.
1987
Vídeo: CINU México
O PNUMA e a Organização Meteorológica Mundial lançam o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas com o objetivo de fornecer aos governos em todos os níveis informações científicas que possam ser usadas para desenvolver políticas climáticas.
1988
A Rio-92, ou Cúpula da Terra, estabelece acordos como a Agenda 21 e a Carta da Terra, e abre 2 tratados multilaterais para assinatura: a Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, tema tratado oficialmente pela 1ª vez, e a Convenção sobre Diversidade Biológica.
1992
Vídeo: ONU Brasil
Berlim sedia a 1ª Conferência das Partes - a COP1 - para debater ações para reduzir a emissão de gases e o efeito estufa. Os países decidem pela elaboração, até 1997, de um protocolo ou instrumento com comprometimento legal.
1995
Foto: Associated Press
Na COP3, é assinado o Protocolo de Quioto, estabelecendo metas para redução de emissões, mas só entrou em vigor em 2004. Hoje, mais de 190 países já ratificaram o protocolo.
1997
Vídeo: AP Archive
Na COP15, os países assinam o Pacto de Copenhague que inclui o objetivo de longo prazo de limitar o aumento máximo da temperatura média global a não mais de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
2009
Foto: ATTILA KISBENEDEK / AFP
Assinado durante a COP21, o Acordo de Paris tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC. 147 países, entre eles o Brasil, ratificaram o tratado.
2015
Foto: Roberto Stuckert Filho
A Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU leva à adoção de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre eles: erradicação da pobreza e igualdade de gênero.
2015
Vídeo: ONU Brasil
Clique e assista na íntegra.
O #Colabora produziu uma websérie que ilustra os ODS por meio de iniciativas que estão alinhadas com a Agenda 2030 da ONU.
Greta Thunberg começou a protestar do lado de fora do parlamento da Suécia, com a placa: 'Greve escolar pelo clima'. Em poucos meses, o movimento Fridays For Future mobilizou milhões de jovens cobrando ação contra a crise climática.
2018
Foto: Hanna Franzén via AFP
Na COP26, em Glasgow, mais de 100 países assinaram a Declaração da Floresta com o compromisso de zerar o desmatamento até 2030. Governos de 97 países aderiram ao Compromisso Global do Metano, para reduzir em 30% as emissões do gás até 2030.