AMAZONAS EM LIBRAS

Produção audiovisual faz imersão nas riquezas turísticas, gastronômicas e culturais do estado a partir do protagonismo da Libras.

ATIVE O SOM 

A comunidade surda acaba de ganhar uma websérie, de quatro episódios, toda apresentada na Língua Brasileira de Sinais.

Larissa Dantas, intérprete e tradutora de Libras, te convida para conhecer as belezas e os encantos do Amazonas. Ela conta com a ajuda de um membro da comunidade surda: Ednilton, amazonense e acadêmico de Letras Libras.

Conforme o último censo do IBGE, em 2010, cerca de 5,8% da população no Brasil possui algum grau de deficiência auditiva. E só no Amazonas, cerca de 150 mil pessoas são surdas.

Em meio a essa realidade, muitas pessoas passam a vida inteira sem ter um contato com uma comunicação totalmente em Libras ou como a primeira língua.

A produção é dirigida pela jornalista e produtora cultural, Natália Lucas, e pelo acadêmico de Letras Libras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e membro da comunidade surda, Ednilton Barreto.

Pela primeira vez, um produto audiovisual, no Amazonas, é produzido integralmente utilizando a Libras como língua principal.

Natália Lucas. diretora.

“A comunidade surda, diante da cultura ouvinte, está sempre representada em segundo plano através de legendas ou janelas de interpretação em língua de sinais.”

A websérie foi produzida para atender primeiro o público surdo, mas também contempla o ouvinte. Esse público poderá acompanhar o produto, pois ele conta com narração e legenda em português.

A produção também buscou empoderar e inserir os surdos dentro do universo audiovisual, por isso um dos diretores é uma pessoa surda.

Ednilton Barreto, diretor.

“O principal foi poder atuar colocando a Libras como protagonista. Pensar a melhor forma de passar a informação respeitando a língua de sinais foi muito importante”,

Julyana Martins, aluna.

A pré-estreia foi para um grupo de surdos de uma escola em Manaus. “Se vou em um museu e tiver curiosidade eu não consigo saber mais. Nessa produção foi tudo muito detalhado”.

A websérie na íntegra está no YouTube do projeto e no instagram @amazonasemlibras.

Acessar Youtube

Acessar Instagram

Veja mais webstories em nosso site:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse!

Edição: Yuri Fernandes e Dan Torres
Imagens: Divulgação