Arte ecológica debaixo d’água

Arte submersa

Jason deCaires Taylor cria museus submersos para mostrar que ação humana sobre a natureza também pode ser positiva

Por Adriana Barsotti | FotogaleriaODS 6 • Publicada em 30 de novembro de 2015 - 08:00 • Atualizada em 30 de novembro de 2015 - 19:44

Arte submersa

A obra do inglês Jason deCaires Taylor é a prova viva da máxima que a arte transforma. Ele cria museus submersos com esculturas humanas que estimulam o crescimento de recifes de corais, contribuindo para a preservação da flora e da fauna. No dia da abertura da COP21, uma instalação de sua autoria, composta de quatro cavalos pesando oito toneladas cada, foi colocada na entrada do Projeto Éden, no Reino Unido. Confira na reportagem abaixo (clique ou toque para ler). Se estiver no celular, prefira a visualização horizontal.

Arte +Ambiente

Adriana Barsotti

É jornalista com experiência nas redações de O Estado de S.Paulo, IstoÉ e O Globo, onde ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo com a série de reportagens “A história secreta da Guerrilha do Araguaia”. Pelo #Colabora, foi vencedora do Prêmio Vladimir Herzog, em 2019, na categoria multimídia, com a série "Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil", em um pool jornalístico com a Amazônia Real e a Ponte Jornalismo. Professora Adjunta do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), na Universidade Federal Fluminense (UFF), é autora dos livros “Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência” e "Uma história da primeira página: do grito no papel ao silêncio no jornalismo em rede". É colaboradora no #Colabora e acredita (muito!) no futuro da profissão.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *