Impa ganha sobrevida

Aluno do IMPA estudando na biblioteca

Governo federal renova contrato de gestão com Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Por Liana Melo | ODS 4 • Publicada em 31 de maio de 2016 - 08:00 • Atualizada em 31 de maio de 2016 - 11:10

Aluno do IMPA estudando na biblioteca
Aluno do IMPA estudando na biblioteca
Aluno do IMPA estudando na biblioteca

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) ganhou uma sobrevida. O temor de que o contrato de gestão com o governo federal  fosse interrompido não se concretizou. Às vésperas do fim do prazo – que terminou em 30 de maio – os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Educação (MEC)  renovaram o vínculo por mais um ano. O aporte financeiro foi de R$ 89,2 milhões, dos quais a maior parcela será desembolsada pelo MCTIC e o restante pelo MEC.

O termo de prorrogação foi assinado entre o diretor do Impa, Marcelo Viana, e o ministro Mendonça Filho, da Educação. Falta ainda a assinatura de Gilberto Kassab, do MCTIC.

IMPA tem contrato renovado com o governo Federal
Contrato de gestão renovado

Com a liberação da verba, está confirmada a realização da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2017), da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), em 2017, e do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), em 2018. A previsão é que 5 mil dos melhores matemáticos do mundo venham ao Rio de Janeiro acompanhar a estreia do ICM no Hemisfério Sul. Realizado a cada quatro anos, desde 1897, o encontro tem status de maior evento mundial do ramo. É durante o encontro que é entregue a medalha Fields.

Considerado uma unanimidade entre os especialistas dos principais centros de pesquisa do mundo, o Impa tem uma produção científica  mais robusta do que a de outras instituições como Harvard, Princeton e Berkeley. Entre os muitos prêmios acumulados em seis décadas, o jovem matemático, e aluno do Impa, Artur Avila, ganhou, há dois anos, a Medalha Fields, equivalente ao Prêmio Nobel da área. Seu orientador foi o matemático Jacob Palis, apontado como gênio mundial dos sistemas dinâmicos. A instituição conta com 226 matemáticos, que desenvolvem projetos complexos, praticamente todos eles com repercussão internacional.

Responsável por uma linhagem de superpesquisadores, a renovação do contrato foi um alívio para Viana. Imbuído da tarefa de desmistificar a percepção da sociedade sobre a matemática, o diretor do Impa já declarou algumas vezes que seu objetivo é melhorar o ensino de matemática no país e acabar com a “visão de que se tem dela como bicho-papão”.

A renovação do contrato com o Impa foi, sem dúvida, uma vitória, mas a notícia vem em um momento conturbado para a comunidade científica. Acadêmicos e cientistas estão indignados com a proposta do presidente interino Michel Temer de fundir o MCTIC com o ministério das Comunicações. Uma frente pluripartidária contra a extinção do MCTIC está sendo discutida em diferentes fóruns, que inclui a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências.

 

 

 

 

 

 

Liana Melo

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ. Especializada em Economia e Meio Ambiente, trabalhou nos jornais “Folha de S.Paulo”, “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “O Dia” e na revista “IstoÉ”. Ganhou o 5º Prêmio Imprensa Embratel com a série de reportagens “Máfia dos fiscais”, publicada pela “IstoÉ”. Tem MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela Faculdade de Economia da UFRJ. Foi editora do “Blog Verde”, sobre notícias ambientais no jornal “O Globo”, e da revista “Amanhã”, no mesmo jornal – uma publicação semanal sobre sustentabilidade. Atualmente é repórter e editora do Projeto #Colabora.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *