Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

Empodera! Conheça a plataforma que promove a diversidade em empresas

Iniciativa conecta jovens negros, de baixa renda, LGBT+ e com necessidades especiais com grandes organizações interessadas na temática da diversidade


Empodera! Conheça a plataforma que promove a diversidade em empresas
Todo ano, a plataforma Empodera! promove uma conferência que coloca frente a frente jovens talentos com gestores de diversas empresas (Foto: Yuri Fernandes)

Quantos negros têm no setor da empresa em que você trabalha? Quantos em cargos de chefia? Apesar de pequenos avanços nos últimos anos, a realidade ainda aponta para uma discriminação racial no mercado de trabalho. Um estudo de 2016 do Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do Brasil, mostrou que somente 4,7% dos executivos são negros. Em contrapartida, o número de negros nas universidades do país dobrou nos últimos 10 anos: uma esperança futura em meio a esse cenário excludente.

Pensando justamente em conectar esses jovens universitários ou recém-formados, nasce a Comunidade Empodera!, fundada pelo engenheiro de telecomunicações Leizer Vaz Pereira. “Somos uma plataforma de relacionamento que conecta empresas interessadas em diversidade com jovens talentos entre 18 e 34 anos de todo o Brasil. Nós tiramos esses jovens da invisibilidade”, conta Leizer.

A plataforma é gratuita e voltada não só para o público negro, mas também para pessoas de baixa renda, LGBT+, refugiados e pessoas com necessidades especiais. O objetivo é criar uma ponte para que essa parcela da população ingresse e se desenvolva em grandes organizações. Para a carioca Thayná Alves, estudante de Psicologia de 20 anos, uma forma de quebrar barreiras e abrir novos caminhos para quem sempre encontrou dificuldades em entrar no mercado por causa do preconceito: “Para mim que sou negra, pobre, que faço faculdade com bolsa e que preciso de estágio para ter conhecimento, essa iniciativa é crucial”.

Conheça no vídeo acima histórias de jovens como a Thayná e empresas que estão se beneficiando da iniciativa, além de entender o funcionamento do projeto.


Escrito por Yuri Fernandes

Yuri Fernandes

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é mineiro de Ipatinga. Sempre sonhou em morar no Rio de Janeiro e realizou seu desejo em 2014 ao passar para o programa de estágio da TV Globo. Trabalhou nas redações do "Bom Dia Brasil", do "Jornal Nacional" e do "EGO". Tem grande interesse em pautas de inclusão social e diversidade de gênero. Acredita que o jornalismo pode e deve ser usado como forma de combater a opressão a minorias. Cresceu vendo novelas e sempre manteve essa paixão viva.

17 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *