Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

Vamos investir em reportagens

Campanha do #Colabora arrecada fundos para mostrar o Brasil real


"Fim de festa em Belo Monte". A reportagem do #Colabora ganhou o Prêmio Petrobras de sustentabilidade. Foto de Marizilda Cruppe.
“Fim de festa em Belo Monte”. A reportagem do #Colabora ganhou o Prêmio Petrobras de sustentabilidade. Foto de Marizilda Cruppe.

Este é um ano importante para o Brasil, ano de eleições e de definições. Na verdade, dizer que 2018 será um ano de definições já é uma enorme prova de otimismo. Ninguém sabe exatamente quem serão os candidatos, o que propõem e em que condições os vencedores irão governar. Há quem duvide até se os pleitos vão mesmo acontecer, pelo menos em alguns estados. Neste cenário nebuloso, nós do #Colabora resolvemos nos afastar um pouco do mimimi eleitoral, do disse-me-disse dos candidatos e nos concentrar no que realmente interessa: o Brasil real. Que país é esse que o futuro presidente, seja quem for, e os novos governadores vão encontrar? Quais são os grandes desafios a serem enfrentados pelos eleitos em áreas como educação, saúde, inclusão social, mobilidade e meio ambiente?

Através da campanha “Apoie o #Colabora”, os leitores poderão ajudar a financiar a produção de dez reportagens sobre o Brasil real, sugerir novos temas e votar nos que considerarem mais relevantes

Para responder a estas perguntas resolvemos largar os telefones no escritório, levantar das cadeiras e rodar pelo Brasil procurando as melhores histórias e dando voz a quem nem sempre é ouvido. Dos brasileiros que vivem sem os direitos básicos estabelecidos pela Constituição, passando pela falta de perspectiva dos moradores de favela até as vítimas de doenças graves que seguem sendo negligenciadas. Serão dez reportagens, que começarão a ser publicadas já no final deste mês de março. Para alcançar este objetivo estamos lançando hoje, oficialmente, a campanha “Apoie o #Colabora”. Com ela, cada um dos nossos milhares de leitores e seguidores, que nos acompanham no site e nas redes sociais, poderá participar também dessa jornada. Ajudando a financiar esse trabalho, sugerindo temas e votando nos que devem ser priorizados. Importante ressaltar que o dinheiro arrecadado nesta iniciativa será 100% investido na produção das reportagens. Aliás, numa é demais lembrar que os números do #Colabora estão disponíveis no nosso site para quem quiser acompanhar. Basta clicar neste link.

Nestes pouco mais de dois anos de existência, 250 jornalistas e especialistas escreveram, fotografaram e filmaram para o #Colabora. Quase dois milhões de leitores passaram pelo nosso site e um número ainda maior de pessoas nos acompanhou nas redes sociais. Em 2017, vencemos o Prêmio Petrobras de Jornalismo, na categoria sustentabilidade, a mais disputada de todas, com a reportagem “Fim de Festa em Belo Monte”. Também ficamos com o segundo lugar na categoria Estatísticas Educacionais do Prêmio Inep de Jornalismo, com a série Ensino (abaixo) do médio. Além disso, fomos finalistas no Melbourne Web Fest  com nossa websérie Web Colaborativa, sobre economia colaborativa, na categoria não-ficção internacional.

A ecobag do #Colabora é um dos brindes oferecidos para os colaboradores. Criação Alê Braga
A ecobag do #Colabora é um dos brindes oferecidos para os colaboradores. Criação Alê Braga

Para ajudar a espalhar os valores que defendemos e a sustentar o jornalismo em que acreditamos, criamos também o #Colabora Marcas e o #Colabora Eventos. O #Colabora Marcas produz conteúdo multimídia para empresas que queiram contar suas histórias e se relacionar com seu público, seja em seus sites, redes sociais ou outras plataformas digitais. Também em 2017, o #Colabora Marcas venceu o prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) com o site Journey, que produz para a Coca-Cola Brasil. Já o #Colabora Eventos transmite nossos princípios – criatividade, tolerância e generosidade – promovendo debates e encontros que tenham o nosso DNA e que nos aproximem ainda mais do nosso público.

Estas boas notícias, no entanto, não são suficientes para garantir a nossa sustentabilidade financeira e preservar o jornalismo independente e de qualidade que tentamos fazer. Daí a importância e a necessidade da campanha “Apoie o #Colabora”. Quem resolver ajudar pode fazer uma doação única, pontual, ou contribuir mensalmente. Não é muito. Apenas R$ 5 por mês, preço de um cafezinho, podem fazer uma diferença grande. Podemos contar com você? Se sim, clique neste link e vamos continuar trabalhando, juntos, por um mundo mais criativo, tolerante e generoso. #eucolaboro.

Uma das peças da campanha "Apoie o #Colabora" que estará circulando pelas redes sociais. Reprodução
Uma das peças da campanha “Apoie o #Colabora” que estará circulando pelas redes sociais. Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *