A geografia do refúgio

Oxfam acusa países ricos de não estarem fazendo a sua parte

Por Fernando Alvarus | FotogaleriaODS 1 • Publicada em 19 de julho de 2016 - 07:17 • Atualizada em 19 de julho de 2016 - 11:46

Refugiados (2)/ Fernando Alvarus

Relatório publicado nesta segunda-feira pela ONG Oxfam, inglesa, mostra que os países mais ricos do planeta são os que menos oferecem abrigo aos refugiados e asilados políticos do mundo. De acordo com o documento, as seis nações mais ricas abrigam pouco menos de 9% do total de refugiados.

Países mais pobres estão assumindo o dever de proteger os refugiados. Uma tarefa que deveria ser compartilhada, mas muitos países ricos não têm feito quase nada.

Em contrapartida, alguns dos países mais pobres recebem mais da metade das pessoas que fugiram de suas terras, em grande parte pressionada por conflitos violentos. A Oxfam diz que a atual situação na Síria tem sido a mais preocupante, mas as 65 milhões de pessoas que tiveram que fugir de casa também saíram de países como Sudão, Burundi, Iraque e Iêmen.

Fundada em 1945, em Oxford, na Inglaterra, a Oxfam congrega mais de 100 países para ações contra a pobreza, inclusive o Brasil. O diretor-executivo da entidade, Winnie Byanyima, falando sobre o relatório, disse que “é uma vergonha tantos governos darem as costas ao sofrimento de milhões de pessoas vulneráveis”. E acrescentou: “ Países mais pobres estão assumindo o dever de proteger os refugiados. Uma tarefa que deveria ser compartilhada, mas muitos países ricos não têm feito quase nada”.

Hoje, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), são 65 milhões de refugiados, a maioria (mais de 40 milhões), dentro de seus próprios países.

Fernando Alvarus

Fernando Alvarus é mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj). Foi chefe de estúdio na gravadora PolyGram (atual Universal), subeditor de Arte do jornal O Dia, editor-assistente de Arte do jornal O Globo e editor de infografia do jornal Brasil Econômico. Desde 2016 é designer e infografista freelancer.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *