Start-up cria solução inovadora
para economizar energia

Criada para o Negawatt Challenge, a E-Maneger foca em pequenas e médias empresas

Empresa participa de desafio internacional Netawatt Challenge em Barcelona

Por Valquiria Daher | ODS 12ODS 7 • Publicada em 16 de novembro de 2015 - 09:00 • Atualizada em 17 de novembro de 2015 - 13:05

Criada para o Negawatt Challenge, a E-Maneger foca em pequenas e médias empresas
Os sócios da start-up E-Manager partem para Barcelona em novembro
Os sócios da start-up E-Manager partem para Barcelona em novembro

Estudante de Engenharia Civil, Igor Montovani, de 22 anos, partiu para Europa com um trio de  amigos, a economista Mariana Servidio, o engenheiro de software Pedro Ivo e o engenheiro de hardware Fabrício Archanjo, para uma das cidades mais festeiras do mundo, Barcelona. Não, não se trata de um mochilão. O grupo foi com uma missão na cabeça: como economizar energia? Sócios na start-up E-Manager, os quatro são finalistas do Negawatt Challenge, um desafio promovido pelo Banco Mundial para promover um uso mais sustentável e eficiente de água e energia. A solução criada pelos brasileiros vai ser apresentada no Smart City Expo World Congress, entre esta terça-feira (17/11) e quinta, concorrendo com projetos de start-ups de três cidades africanas.

Numa época em que bandeira vermelha deixou de ser sinal de mar perigoso e sim de sustos na conta de luz, a start-up mirou no orçamento das pequenas e médias empresas para bolar sua solução energética. Criaram o protótipo de um  medidor capaz de descobrir quais setores e  aparelhos gastam mais energia em cada um desses negócios.

– A nossa solução é abrir a caixa preta da conta de energia. O empresário recebe uma conta com o montante de tudo e fica sem saber quanto cada setor gasta. Se foi o escritório, o forno elétrico… As grandes empresas pagam consultores, mas as pequenas e médias ficam desamparadas – conta Montovani, que avalia que o mercado seja de 9 milhões de pequenos e médios negócios.

Montovani acredita que, quando finalizada, a plataforma da E-Manager poderá proporcionar uma economia de até 30% para os empresários, que pagariam uma assinatura mensal para contar o diagnóstico.

A ideia nasceu num evento chamado Start-up Weekend, no qual grupos tinham um final de semana para pensar uma empresa nesse modelo de negócio que busca inovação. Daí, quatro grupos foram selecionados para  quatro finais de semana de treinamento oferecido pelo Sebrae. Os dois finalistas partiram para a aceleradora da universidade Estácio. Depois de toda essa maratona, a E-Manager foi selecionada.

– Quando se fala de eficiência energética, se trata também da redução do uso de CO2. Além disso, com a crise energética, essas empresas menores sofrem muito com  as altas tarifas – explica Montovani, acrescentando que a star-up está focando o trabalho, incialmente, em padarias e mercados: -Nesses negócios percebemos que o forno elétrico gasta mais que o ar-condicionado.

Para seus clientes, a E-Manager avalia não só quais os setores e aparelhos mais consomem como também se é necessária a troca de algum equipamento. Eles fazem um cálculo para mostrar se a economia com a renovação justifica o preço da aquisição do novo item.

Criada para o Negawatt Challenge, a E-Maneger foca em pequenas e médias empresas
Criada para o Negawatt Challenge, a E-Maneger foca em pequenas e médias empresas

O trabalho dos jovens empreendedores é bastante personalizado para cada um de seus assinantes, mas, por conta da imersão no tema, Montovani listou cinco práticas que vão ajudar qualquer um – empresa ou residência –  a economizar energia. Confira:

1. Lâmpadas LED

“Só com a substituição das lâmpadas do seu negócio para lâmpadas LED, você já consegue economizar de 20 a 30% na sua conta de energia. Dependendo do tempo de utilização da iluminação, o retorno do investimento poderá vir em menos de seis meses.”

2. Geladeira suada
“Muitas vezes, pelo excesso de produto dentro do refrigerador, ou então pelo mal funcionamento do motor, ela começa a ficar molhada internamente como se estivesse suada nas paredes. Isso gera o consumo excessivo de energia, porque a geladeira nunca consegue chegar à temperatura ideal para desarmar a refrigeração. Caso isso ocorra, deve-se verificar a quantidade de produto dentro dela ou então o funcionamento da refrigeração.”

3. Tecnologia inverter
Trocar o ar-condicionado por um que tenha a tecnologia inverter pode resultar em economia de até 40% na sua conta de energia. Isso acontece porque o compressor trabalha em consonância e baixa rotação, fazendo a partida somente uma vez quando ligado, ou seja, o compressor nunca desliga evitando os picos de energia. Já ar-condicionado convencional funciona em ciclos liga/desliga, oscilando e levando mais tempo para atingir a zona de conforto, gastando mais. O preço de um ar-condicionado com tecnologia inverter não é muito diferente do de um aparelho convencional.”

4. Limpeza do filtro do ar a cada 15 dias
“É recomendada a limpeza do filtro do ar a cada 15 dias, porque isso evita a circulação de fungos vírus e bactérias no ambiente e economizamos energia! Pois os filtros sujos impedem a passagem do ar fazendo com que o aparelho trabalhe mais e gaste.”

5. Teste de vedação da geladeira
“Com o uso, a borracha do refrigerador costuma ficar desgastada, o que permite troca de ar entre o exterior e o interior. Assim, o aparelho precisa trabalhar mais – e gastar mais energia – para manter a temperatura baixa.”

Valquiria Daher

Formada em Jornalismo pela UFF, nasceu em São Paulo, mas cresceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi repórter do jornal “O Dia”, ocupou várias funções no “Jornal do Brasil” e foi secretária de redação da revista de divulgação científica “Ciência Hoje”, da SBPC. Passou os últimos anos no jornal “O Globo”, onde se dedicou ao tema da Educação. Editou a Revista “Megazine”, voltada para o público jovem, e a “Revista da TV”. Hoje é Editora do Projeto #Colabora e responsável pela Agência #Colabora Marcas.

Newsletter do #Colabora

Um jeito diferente de ver e analisar as notícias da semana, além dos conteúdos dos colunistas e reportagens especiais. A gente vai até você. De graça, no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *