Compartilhar, , Google Plus, Linkedin, Whatsapp,

Imprimir

Publicado em

Mickey, Donald e você

Sonho de morar em Portugal ignora crise, desemprego e transforma o europeu no povo mais acolhedor do mundo

O tradicional bonde circulando pelo centro histórico de Lisboa. Foto Joaquin Gomez Sestre/NurPhoto
O tradicional bonde circulando pelo centro histórico de Lisboa. Foto: Joaquin Gomez Sestre/NurPhoto

Crise econômica? Vamos para Portugal. Desemprego? Portugal. Violência nas ruas? Portugal. Briga com a namorada? Portugal. Supermercado da esquina só tem Schin? Portugal.

Nos bares, escritórios, redes sociais, a classe média só fala em ir para Portugal. Que, pelo que dizem, é um país pacato, de economia pujante, com empregos sobrando. Vai perder essa oportunidade?

Como as suas questões de documentos, moradia e emprego serão todas resolvidas no primeiro dia, lembrando que em Portugal ganha-se muito e trabalha-se pouco, já no fim de semana seguinte você poderá começar a viajar pelas outras capitais europeias, hospedando-se nos melhores hotéis e comendo nos melhores restaurantes.

Ao chegar no aeroporto de Lisboa você será recebido com festa e fanfarra. Chegou mais um brasileiro! Viva! Quando disser aos funcionários da imigração que seu propósito é viver e trabalhar nesse simpático e acolhedor país, eles logo lhe darão um abraço apertado e muitos oferecerão a própria casa para você e sua família se hospedarem.

E isso é só o começo.

Ao perceberem que você é brasileiro, todos os portugueses vão sorrir de orelha a orelha. Como os outros europeus, amam os estrangeiros, não é à toa que os partidos de extrema direita são um fracasso por lá. Mas a admiração específica dos lusitanos por nós, brasileiros, sua ex-colônia, é quase paixão. Comovente. Ainda mais agora, que estamos indo em grande número. Ver seu país tomado pelos forasteiros é a grande utopia do português moderno.

Como todos sabem, Portugal é um país onde se pagam salários altíssimos e com um custo de vida muito baixo. Tirando o salário do imigrante, tudo é uma miséria por lá. De graça. Dado. Pelo preço de um dois quartos minúsculo na Tijuca você aluga uma mansão no melhor bairro de Lisboa. E com uma diferença: vai ganhar muito mais do que no Brasil. Você precisa se esforçar muito pra não virar milionário em Portugal.

Jovens da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) na marcha pelo aniversário da Revolução dos Cravos. Foto Francisco Leong/AFP
Jovens da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), na marcha pelo aniversário da Revolução dos Cravos. Foto: Francisco Leong/AFP

Por falar em aluguel, ao perceber sua origem, o proprietário vai se comportar como se tivesse ganho na loteria. Dá gosto de ver. Alugar para qualquer estrangeiro já é uma honra para um lusitano mas se for brasileiro, aí é que é o próprio nirvana. Nem pense em se preocupar com fiador, depósito ou adiantamento. Um aperto de mão e a questão da moradia está resolvida.

Emprego? Basta sair na rua, você não dará uma volta no quarteirão sem chegar contratado. As empresas portuguesas estão desesperadas atrás de profissionais, de qualquer área, com qualquer formação. Pedreiro? Já no aeroporto arruma umas cinco reformas. Arquiteto? Vai ser disputado a tapa pelos principais escritórios e os trabalhadores nativos se sentirão lisonjeados em lhe ceder o lugar. Serão tantas oportunidades que seu celular não vai parar de tocar. Melhor já sair do Brasil com várias baterias extras.

A questão dos transportes é outra maravilha. Como brasileiro, seu lugar natural é no centro, nos melhores bairros, onde você fará tudo a pé. Caso precise se deslocar, terá ônibus, metrô, bonde, todos a sua disposição, a qualquer hora e praticamente vazios. Em Portugal, assim como no resto da Europa, não existe esse atraso de subúrbios longínquos, cidades dormitórios, transportes lotados, engarrafamentos. Isso é coisa de terceiro mundo. No primeiro, é só conforto, praticidade e vida tranquila.

Como as suas questões de documentos, moradia e emprego serão todas resolvidas no primeiro dia, lembrando que em Portugal ganha-se muito e trabalha-se pouco, já no fim de semana seguinte à sua chegada você poderá começar a viajar pelas outras capitais europeias, hospedando-se nos melhores hotéis, comendo nos melhores restaurantes e matando os amigos de inveja no Instagram. Afinal, se você está no velho mundo, tem que viver como um legítimo europeu, aproveitando a vida ao máximo.

O importante é lembrar sempre de se identificar como imigrante latino-americano, para assim ser recebido com sorrisos e portas abertas por todo o continente.

Se você achava que a única solução mágica para todos seus problemas era morar dentro da Disneylândia, estava errado.

Portugal é que é o verdadeiro Magic Kingdom.

É pra lá que vão Mickey, Donald e você.

Escrito por Leo Aversa

Leo Aversa

Leo Aversa fotografa profissionalmente desde 1988, tendo ganho alguns prêmios e perdido vários outros. É formado em jornalismo pela ECO/UFRJ mas não faz ideia de onde guardou o diploma. Sua especialidade em fotografia é o retrato, onde pode exercer seu particular talento como domador de leões e encantador de serpentes, mas também gosta de fotografar viagens, especialmente lugares exóticos e perigosos como Somália, Coréia do Norte e Beto Carrero World. É tricolor, hipocondríaco e pai do Martín.

72 posts

123 Comentários

Deixe uma mensagem
  1. Boa merda de reportagem , brincar com o sonho das pessoas te faz melhor que elas ? Sua enorme ironia é enojadora , quantas e quantas pessoas no Brasil , por falta de estudos e discernimento não pensarão em imigrar por conta desse texto irresponsável. LAMENTÁVEL ESSE TEXTO , VERGONHA ALHEIA PARA VOCÊ.

      • Vivo em portugal a 26 anos,e subscrevo o texto escrito pelo Leo Aversa. Mas não pensem que isso culpa dos Portugueses! mas sim dos Brasileiros…da falta de educação principalmente. Quando cheguei aqui ( em 19991 ) ninguém queria alugar casas para brasileiros,pq?
        Resposta : eles destruíam a casa,levavam os eletro- domésticos,enfim…
        Na década de 70 em Portugal esse texto do Leo seria pura verdade…o Brasileiro aqui era tratado como REi!!
        tinham pessoas que nem cobravam cafés a brasileiros,( que na época eram poucos em Portugal )
        Quando cheguei aqui em 91,os brasileiros que vinham para Portugal eram: Musicos,jogadores de futebol e Dentistas. Agora vem qualquer um sem formação,sem educação,trazendo o pior do Brasil em termos de cultura. Tenho casa própria ( no centro de Lisboa ),sou casado a 24 anos,tenho dois filhos.
        Tenho amigos portugueses mais do que brasileiros e eles me dizem que já estão fartos dos brasileiros!
        Mas veja bem, não é do brasileiro pessoa mas sim das suas atitudes,mal educadas.
        Por isso este texto do Leo Aversa de uma fora irónica demonstra bem o cenário vivido pelos brasileiros aqui em Portugal.

        • Perfeito! Muito bem colocado. Os Brasileiros vão para Portugal e consigo vão levando todas as mazelas, falta de educação, falta de respeito, pobreza de espírito….. Enfim; tudo de ruim ao qual para eles são coisas absolutamente normais, já que aqui no Brasil já convivem e se acostumam com isso antes mesmo de nascer. E quando resolvem ir para Portugal, vão achando que estão apenas mudando de estado aqui no Brasil. Chegam em um país que respeita seus cidadãos e que devolve os seus impostos com serviços de qualidade e respeito para seus utentes. Coisa que o idiota irônico responsável, ou melhor; irresponsável pela matéria pode dizer o mesmo do país de bosta em que ele vive não é mesmo? A dificuldade e realidade de Portugal assim como os paises da Europa ganham e muito deste Brasil de merda que não respeita os próprios cidadãos onde patriotismo é utopia. O que esperar de um país onde a roubalheira, o desrespeito a falta de comprometimento e de amor está do ventre das mães até ao ventre do governo? Pais de ladrões, onde os compatriotas roubam uns aos outros sem o menor escrúpulo ou peso na consciência. Bando de genocídas. Não vejo a hora de meter o pé deste inferno e procurar o nosso lugar. Pois quem não está satisfeito que se mude. Então Brasil tchau! Tchau!!!

        • Pois é! Pena, pena, pena… De facto, neste momento os brasileiros não gozam da melhor fama em Portugal. A grande razão é que chegam lá e pensam que estão no Brasil, ou seja, não respeitam nada nem ninguém, fazem imenso barulho e não se sabem comportar na cidade.
          O problema dos brasileiros (e outros povos) é quererem ir para um país estrangeiro usufruir de benefícios para os quais não contribuíram nunca e os povos não gostam disso.
          Nem todos são assim, é claro. Mas conheço casos dramáticos em que os brasileiros, em apartamentos em Portugal, batiam tambor a qualquer hora e té faziam churrasco (fogo de chão) dentro de casa, na lareira, arriscando assim a pegar fogo ao prédio.
          Comportamentos destes são inaceitáveis por lá e por toda a Europa. Há que respeitar a “casa” (país) onde pedem para os deixar ficar.
          Mas aquilo que mais engana os brasileiros que querem ir morar em Portugal é eles pensarem que há empregos. Não há! Nem na Europa em geral! Há uma ENORME crise de emprego – vejam as estatísticas.

          • Roubalheira já foi iniciada aqui por esse pais ai que o brasil teve a infelicidade de ser colonizado.

    • Pior que vc tem razão. A quantidade de pessoas por ignorância ou até mesmo por desespero, acreditem nessa lamentável irônica reportagem.
      Uma vergonha para a classe jornalista.

    • Falou tudo! Texto estupido, feito por um moleque que não sabe nem aonde está o diploma da faculdade de merda dele. Certamente seu filho Martin eh bancado pelos avós desse vagabundo.

    • É… Concordo, Raphael.
      Nesse país de analfabetismo funcional e pobre em criticismo, chega a ser irresponsável esse tipo de texto.
      Irresponsável para não dizer perverso!

    • Tudo que está no texto é verdade. Ma imigrar, há que se ter o mínimo de planejamento e estrutura, principalmente emocional. Por causa do “sonho” mau ou péssimamente planejado, fora da realidade, tantos voltam para o Brasil com uma mão na frente e outra atrás. Não aconselho ninguém a vir sem legalização e sem estar informado da realidade. O texto é irônico, porém verdadeiro. Minha experiência particular tem sido feliz, mas conheço várias pessoas que passaram por todo o relatado. E isso é o comum.

    • Olá Raphael.. moro em Portugal a 3 anos, entendi de outra forma o texto, ele foi ironico para mostrar que nem tudo é como parece, realmente não é bem assim para imigrar! Quem tem o sonho de morar em Portugal, deve realmente lutar pelo seu sonho, mas não chegar aqui achando que é um mar de rosas, porque não é… tem muitas coisas realmente melhores em relação ao Brasil, e a principal na minha visão é a segurança, agora tem dificuldades tambèm… Abraço e sucesso!

      • Assim como eu, a maioria que chegou até aqui está farta do Brasil e pensa em se mudar para Portugal. Entretanto, parece que a maioria não entendeu o propósito do texto e reagiu como pessoas desagradáveis e trouxe para as respostas sua bagagem cultural e educacional, mostrando um dos motivos da ironia do texto. Infelizmente, a realidade do brasileiro é essa.
        Tenho vontade de sair do Brasil, de ir para Portugal, mas entendo as dificuldades relatadas no texto; inclusive a dificuldade criadas pelos brasileiros como eu. Espero que alcancem seus objetivos.
        Abraços.

        • Finalmente uma resposta sensata. Quem reagiu mal ao texto, realmente nem deveria sonhar em ir para qualquer pais, pois não tem o mínimo discernimento para se adaptar à outra cultura e quer impor seu modo de ser a outras pessoas com raiva e violência. É melhor que não levem essa violência à Portugal

    • A primeira pergunta que a gente tem de te fazer, Raphael, é que se você é um brasileiro com síndrome de vira lata apenas ou você vive em Portugal e tem uma vida super bem sucedida e maravilhosas histórias para contar. Porque, de você faz parte do primeiro grupo, vamos primeiros falar sobre conhecimento de causa. Grande merda “colocar areia no sonho das pessoas”? Coisa boa é fazer propaganda né, vender a ideia da perfeição para pais de família ou pessoas que venderam tudo, guardaram dinheiro por anos para realizar um “pseudo sonho” e, quando chegar lá notar que era tudo mentira, isso é bom?
      Eu morei em Portugal, está looooonge de ser a Disneylândia e, com certeza, esse é um dos (se não o) melhores artigos que já li a respeito.

  2. Mesmo sabendo que é brincadeira, sei lá, não gostei, sou do tipo irônico, mas ironia tem limite, como outro falou, está mexendo com sonhos alheios, além do que, ninguém é tão burro que não saiba que lá não é a Disneylândia. Agora que o Brasil tá uma m… isso tá!!!

  3. Morei em Portugal por 5 anos e foi a melhor decisão que tomei em minha vida sair do brasil.
    inclusive sai do brasil apos ter um membro da minha familia morto em um assalto saindo para trabalhar .
    como em qualquer lugar do mundo o recomeço pode ser difícil , mas diferente do brasil , aqui o trabalhador é valorizado ,
    já conquistei minha casa própria , meu carro, conclui meus estudos e hoje trabalho na Alemanha .
    tudo isso graças ao meu primeiro passo , sair do brasil .
    Se tivesse no brasil não sei quanto incerto seria meu futuro , mas agora , tenho a tranquilidade de ir e vir e chegar vivo em casa e saber que minha família esta bem .
    Hoje fica no brasil quem não tem coragem de dar o primeiro passo ou quem não tem condição de uma dupla cidadania .
    garanto que quem ve a realidade da Europa não quer voltar .
    Nao estou dizendo que o brasil é ruim , mais estou dizendo que aqui é bom !

    • Oi Enzo,parabéns pela coragem de sair do Brasil. Como vc disse, tem que ter coragem mesmo. Eu e minha filha mais velha temos cidadania pirtuguesa. A mais nova tem francesa. Temos pensado em ir pra Portugal ou França. Aqui não dá mais…Vx escreve muito bem e é lúcido , o que é importante e esclarecedor. Valeu!!!

  4. Se fosse facíl assim não iria sobrar ninguém no Brasil, quem não gostaria de morar em portugal,mas a realidade e outra,tem muitos indo e voltando,eles querem quem tem dinheiro lá.

  5. Sinceramente não tenho resposta ….. esse cara é pobre e ridículo. … deve ser a mãe dele que pensa que Portugal é assim ….

  6. Pior que vc tem razão. A quantidade de pessoas por ignorância ou até mesmo por desespero, acreditem nessa lamentável irônica reportagem.
    Uma vergonha para a classe jornalista.

  7. Reportagem realmente sem noção, ninguém que migra pra outro país como Portugal p. Ex, espera que está indo para Disneylândia, a falta de oportunidades e violência descontrolada em seu país de origem como o Brasil faz sua mente se voltar para outros caminhos e recomeçar em um país com o mesmo idioma e ganhos em Euro, mesmo que esse salário não seja milionário como vc sita ironicamente na sua reportagem, acredito que quem está disposto a se aventurar com sua família e tentar algo novo vale muito a pena!!

  8. Quanto mais idiota melhor…Na falta de um bom assunto, escreve-se essa porcaria de texto…Seu sinismo tosco é tão desprezível quanto todo seu esforço em causar não entendi o que…Achas mesmo que todos que tem o desejo de migrar para Portugal é tão idiota quanto a você? Sinto dizer-lhe que não.

  9. Muitas pessoas ignoram várias coisas, o escritor do texto ignora o livre arbítrio e a inteligência alheia. Se queria ajudar alguém acho que não ajudou, se queria ser engraçado não foi e espero que seja um bom fotógrafo já que como escritor é fraco.
    Quando quiser ajudar ou alertar alguém, não seja irônico, seja sincero e objetivo. Sua ironia beira a falta de respeito.

  10. Achei muito feio isso! Se as pessoas se darao bem ou nao; cada a cada um; afinal cada um sabe a dor e a delicia de ser oq é…
    As pessoas estao tristes e se sentindo abandonadas … e tem sonhos!!!!
    Pq um texto tao ironico? Se a intencao era alertar as pessoas, devetia ter feito de uma outra forma. Deveria tratar o assunto de outra forma.
    Lamentavel!

  11. Muito engraçado, acabei de ler esse texto logo após ver , nos noticiários, 6 colunas de fumaça devido a ônibus incendiados, tiroteios à luz do dia , saques a caminhões, 46 prisões, 34 fuzis apreendidos, caos , arrastões na Av Brasil e muitos bandidos sendo postos em liberdade e sendo presos. Acho que no meio dessas imagens vi o Mickey baleado e o Donald com queimaduras de segundo grau acho que vão ter que adiar suas idas a Portugal . Eu , graças a Deus , estou bem , ainda. Fanfarras , mansões, empregos e amabilidades em Portugal ? Eu consigo superar !

  12. Quanta bobagem. Realmente idiotas como você, que escrevem um monte de merda dessas, é que os portugueses não vão querer por lá. Aliás, com o seu nível intelectual de ameba, demonstrado nessas infelizes linhas, você não seria bem recebido em lugar nenhum no mundo.

  13. Cara, de onde tu tirou isso? Bem que seria bom, mas nunca li tanta bobagem em tão poucas linhas.
    Desde quando brasileiro virou Santo na visão dos portugueses?
    Se está tão fácil assim, porque o índice de desemprego em Lisboa está próximo dos 10%?
    Eu devo não ter entendido a piada, né?

  14. O texto não passa de mais uma crítica estéril, como tantas outras da internet.
    Que tal deixar as pessoas viverem suas próprias vidas? Pode ser divertido.

  15. Que texto de merda. Esperar o que também de um formado em “jornalismo” na UFRJ…prff

    Só contou a ironia e nao deu desfecho. Tá, tem gente iludida acreditando em imigração fácil. E? É típico dos “jornalistas” formados nas UFRJ’s da vida. Muitas críticas e nenhuma sugestão ou conclusão. Não sei como não começou o texto com “Primeiramente Fora Temer”.

  16. Bacana seu texto, condiz com nossas ilusões de que tudo lá fora se resolve num passe de mágica. Tenho dupla cidadania e todos os documentos em dia, porém até hoje não pisei o pé na terrinha de meus pais, tenho medo de me ferrar por lá, mas é claro que vomtade não me falta de ir, porque o medo fala mais alto.

  17. Sem contar que todos os portugueses são honestíssimos e cumprem a sua palavra e honram os seus compromissos. Se eles disserem que vão te pagar, eles vão te pagar o que te devem… Se você for comprar um apartamento, todos os documentos estarão em ordem, o condomínio estará devidamente quitado, a imobiliária não vai embolsar o seu sinal se o vendedor português tiver algum problema… isso nunca acontecerá… Afinal, os brasileiros não viemos deles… aliás, os portugueses são tão honestos que respeitaram historicamente o Tratado que fizeram com a Espanha…

  18. Hehe… I like it. Faço somente uma ressalvinha: a extrema-direita, no momento, não tem mesmo expressão no parlamento português. Um luxo no contexto europeu. Que pode não durar muito, é verdade.

  19. bom é morar no Brasil, aqui nem tem crise, o povo é educado , a educação é de primeira, a saude otima e gratis e a segurança então ? para mim ja deu… proximo ano tou fora….não vou ficar aqui para pagar o salario do Lula ou do Bolsonaro.

    • Que vontade que dá de cair fora. Devolver o Brasil pra Portugal, vender para os americanos? ?? Sei lá??? Mas aguentar essa porcaria toda e ainda vendo ladrões e bandidos sendo soltos??? SIM EU QUERO EMBORA.

  20. Leo Aversa, você deveria se dedicar à fotografia, que é o que parece fazer profissionalmente. Este seu texto é lamentável. Deveria ter mais respeito pelas pessoas que sonham com uma vida melhor que a desta bosta de paisinho sem-vergonha que é o Brasil. Você merece mesmo permanecer no chorume. Ah… e eu não vou para Portugal, como sugeriu que eu, Mickey e Donald façamos. Eu já ESTOU em Portugal. Feliz da minha vida.

  21. Essa matéria é ridícula. Conheço Portugal e garanto que é bem melhor do que o Brasil. Em Portugal se tem qualidade de vida,

    • Isso é sem discussão. Este imbecil está falando besteira e sim nós brasileiros adoraríamos que o Brasil voltasse a ser de Portugal, porque aqui no Brasil, estamos na pior.

  22. Achei o texto excelente e bem-humorado. Retrata fielmente, às avessas pelo traço rasgado da ironia, o imigrante brasileiro e suas ideações oníricas em terras lusitanas. Fantástico!

  23. Perfeito! Me diverti lendo o artigo…rs Nada como uma boa dose de sarcasmo para mexer com os sonhos utópicos de quem acredita em um País das Maravilhas. Tenho ouvido muitos amigos dizerem que a “solução’ é ir morar fora, como se em outro país seus problemas financeiros magicamente se resolvessem. Nos EUA e Europa todos são ricos e felizes….rsrs

  24. Abandonei o Rio e vim para Portugal no ano passado, após quase quatro anos de planejamento e um incontável número de amigos e familiares, cidadãos comuns, serem baleados, mortos, assaltados, sequestrados, ou ficarem paraplegicos por causa da violência. Levei dois tiros numa tentativa de assalto e embora não tenha virado estatística, tenho sequelas até hoje. Portugal não é perfeito, mas em questões de qualidade de vida, me perdoe, mas está num patamar que o Brasil nem suspira por alcançar. Se você não percebe a diferença, talvez e porque não seja parte da classe média/ baixa brasileira ou não conheça Portugal. O Magic Kingdom na verdade é o Brasil. Um bando de fanfarroes comandando a festa e você pode “levar sustos” e se emocionar em qualquer lugar onde va. Vi um sírio dando entrevista num documentário. Ele estava num campo de refugiados na França. Explicava-se: ” Não vim para França porque meu sonho era abandonar meu país, minha cultura, minha família. Não vim competir por suas vagas de trabalho ou tentar viver sem pagar impostos. Vim em busca de paz. Para que não viver todos os dias com medo de acordar e ver meus filhos mortos.” Eu me identifico com esse refugiado. Por isso, acho importante olhar a questão da migração em massa com um olhar um pouco mais profundo que um prato de sobremesa, e entender que todos aqueles que foram ignorados pelo egoismo e interesses pessoais dos governantes de seu país tem o direito de repensar seu futuro , replanejar suas expectativas, e recomeçar, seja la onde for.

  25. Que matéria lixo, meus colegas brasileiros, saibam que tudo onwue foi dito aqui, a verdade é exatamente o contrário, o custo de vida aumentou muito, os salarios são se nao me engano o segundo mais baixo da europa, enfim, um otário quem escreveu essa matéria!! Ao invés de ajudar a esclarecer a realidade de Portugal para quem vem de fora, o energumeno faz anedotas, enfim trouxa é trouxa, meus colegas imigrantes, se vocês tem dinheiro sobrando Portugal é uma maravilha, cheio de belezas naturais, boa comida, clima excelente se comparado a outros paises europeus, agora se você vem para trabalhar, escolha outro país, não caia no conto de que por falar português é mais fácil, realmente se você não fala outra lingua, se acomodar neste país vai ser facíl, o difícil vai ser fazer dinheiro, um abraço a todos, e ao escritor desta matéria, bom nem vou comentar…

  26. Bom dia, tenho 67 anos e muita disposição,além de aposentado, trabalho em uma empresa automotivo,marca Fiat como vendedor há 23 anos e minha esposa tbm.aposenta com 60 anos,será que conseguiria um emprego de vendedor, aguardo retorno grato OK.

  27. perdi meu tempo lendo um textinho de um cara que paga de cool mas certamente nunca teve que ralar, deve ser bancado por heranca ou algo assim pra ter tempo de escrever tanta bosta e sem graca por sinal, um merda!

  28. Existe muita gente que realmente não sabe a realidade existente em Portugal. É difícil arranjar um emprego que não seja laboral, há crise econômica, e ganha-se pouco e há xenofobia. Em compensação, há mais segurança, tudo é mais barato que no Brasil, mais acesso à saúde, as pessoas são mais civilizadas de maneira geral, e é possível viver dignamente, mesmo recebendo pouco. Portugal realmente não é a Disney, mas considerando que viemos de um local onde colocam uma arma na sua cabeça para levarem seu celular, não se tem saúde, educação, também está em crise e sem perspectiva, Portugal não é tão ruim

  29. Infelizmente nas redes sociais não encontramos nada de útil que possa ajudar as pessoas. Na maioria postagens idiotas e mentirosas formuladas por imbecis que se realizam com a desgraça do povo. Lamentável!

  30. Entendo a ironia do texto, e ao contrário de todas as críticas vi com bom humor o seu texto, uma vez que não paro de receber mensagens de conhecidos e familiares querendo saber mais daqui, pois tem a intenção de vir….pensando exatamente como se aqui fosse tudo muito fácil. Portugal a solução dos seus problemas. As pessoas se iludem demais…e textos como esse servem para que as pessoas no mínimo sejam alertadas. Agora me desculpem os demais comentários abaixo, quem diz que pessoas podem ler um texto desse e acreditar, que isso é brincar com o sonho alheio…por favor

  31. Olha, eu detesto comentários, mas o texto é tão ruim, desrespeitoso, idiota, que eu tive que tirar 2 minutinhos da minha vida pra comentar. Descadastrando do site agora!

  32. #LeoAvessa, você foi no ponto.
    Belo texto. Inteligência, ironia e sutileza na medida.

    Só quem é imigrante sabe a dor – e os vinhos, as sopas, os pães e azeites – de ser o que é.

    E eu amo, ainda assim.

    #vidaquechama #gratidão

  33. Texto lixo! Mas o que esperar de uma pessoa que diz não saber “onde colocou o diploma de jornalismo”. Aqui vai uma dica, procura o diploma no seu c* você deve ter esquecido lá.
    Outra dica, fica na sua fotografia que você ganha muito mais. Pq talento para escrever você não tem nenhum.

  34. Texto fraco e sem referências apropriadas. Com tanta ironia e tanto achismo, não passa nada nem chega a lugar algum.

    Três minutos utilizados com fracasso ao ler o mesmo.

    Em tempo: procure se familiarizar melhor com o tema. Se mais pessoas têm falado sobre, é porque muitas têm cidadania europeia. É um processo difícil, mas bastante possível.

  35. Guri, me fez todo sentido ler no final da matéria que tu é formado na ECO haha. Que texto perfeito ! A galera que se ofendeu só demonstra o quão próximo da realidade está tudo isso, toda essa utopia, todo esse desejo proclamado 24/7 de que ‘esse país é uma merda, vou pra Portugal’. Lá não tem crise mesmo, o único país, aliás que sofreu com a grande crise econômica recente foi o Brasil . Obg por dizer tudo que eu tento dizer a tanta gente que vive falando besteira por aí, e não é gente humilde sem acesso à informação, é galera classe média que só posso supor ser idiota mesmo. Ótimo texto !

  36. O texto é leve e divertido. Estranho foram os comentários pra lá de agressivos que imagino escritos por eleitores fustrados e que não notaram a necessidade de fazermos nosso país melhor ao invés de sonhar paraísos em terras alheias.

  37. Ótimo texto. Politicamente incorreto e quem o interpretou literalmente ou reclamou por seus “sonhos destruídos ‘ pense que que o final poderia ser bem pior.

  38. O pior é que o cara escreve um lixo desse num site que se propõe a agregar pessoas para um mundo “mais criativo, tolerante e generoso”… é mole?!

  39. Você deve estar se sentindo um perfeito idiota diante de um texto ridículo deste e dessa enxurrada de críticas. Muda de profissão, se é que você vive disso.

  40. Se eu posso escolher um lugar melhor pra morar, eu escolho e ponto. Qualquer cidadão do mundo tem o direito de se propor a isso. Nordestinos vão pro sudeste, nortistas pro centro-oeste, mexicanos pros EUA, brasileiros pra Portugal, indianos pra Inglaterra, chineses pro Canadá, sírios pra Turquia, africanos pra Europa, haitianos pro Brasil, argentinos pra Búzios… sem contar a quantidade de gringo (português então nem se fala!) que veio pro Brasil durante as guerras na Europa e, mais recentemente, na crise de 2008. Migração existe desde que o mundo é mundo, só é novidade pra você, meu amigo. Agora, se as pessoas têm a oportunidade de ir e vir legalizadas e estruturadas, tanto melhor. Se não, a vida ensina, ninguém precisa de um playboy que nem vc cheio de raiva de gente que quer morar fora pra explicar isso. Se vc acha que lugar de português é em Portugal e de brasileiro no Brasil vc não é moderninho, vc é um ressentido, cruel e retrógrado.

    • Rodrigo, ” nordestinas vai pro SE” quer dizer que o SE é um lugar melhor? Aqui no NÉ tá cheio de sudestinos, viu? Cinheço váaaarios . Eu tenho interesse zero em deixar o NÉ maravilha pra ir pro SE. E não conheço ninguém que tenha essa intenção. Bom reavaliar esse parâmetro.

  41. Olha, sem entrar no mérito qualitativo do texto, fiquei esperando que vc dividisse algo mais que uma opinião vazia, ainda que de forma irônica. Faltou uma entrevista com algum imigrante frustrado, um depoimento seu de alguma experiência pessoal, ou mesmo fotos que expusessem um contraponto a ironia que vc montou. Da forma que ficou, não passa de uma tentava de humor mal sucedida e denota que vc conhece pouco Portugal. Se não é uma Disney, também não é a Alemanha de 39.

    • Texto apenas irônico, cujo peso no escárnio fica evidente. Antipatia e deboche presente em cada linha. Riso de hiena na cara dos que desejam buscar seus sonhos em algum lugar, não importa onde. Hiena brasileira, que vive bem na carniça onde está. Se o efeito desejado é de AVERSAo, então conseguiu. Parabéns.

  42. Só faltou completar sua descrição pessoal com ” comunista”. Chamar o resto da humanidade , que não é vice ou seus companheiros de maconha, de ” classe média” como se fosse um xingamento é típico dessa eswuerdazinha caviar que tem 12 anos de idade mas se acha dona da verdade e supremo conhecedor das coisas do mundo. Talvez, se tivesse estudado um pouquinho de história na vida, se acanharia de escrever tanta bobagem e de ser ” esquerda”. Infelizmente, cruança, é verdade, sim! O seu PT transformou o Brasil numa m…

  43. Francamente, texto bobo! Quem sai do seu país em busca de uma vida melhor busca informação de qualidade. Textos como esse servem pra que? Pra desanimar e desiludir as pessoas. Eu posso dizer que Portugal e Grécia são oa paízes mais sofridos economicamente na Europa. Porém, ainda é Europa, porém ainda é esperança pra muitos brasileiros que querem tentar uma vida melhor e não tem por exemplo uma segunda língua, mas tem a possibilidade de investir em uma mudança de vida. Não só finaceiramente, mas qualidade de vida. Me pergunto se o autor conhece Portugal. Eu andei pelo subúrbio de Lisboa e nem se compara ao subúrbio sangrento do Rio de Janeiro, por exemplo. É óbvio que sair do seu país não é fácil, ninguém chega em qualquer lugar com tapete vermelho estedido e tal ( só mesmo a Rainha Elizabeth), mas nada é tão difícil assim. Se você veio ler este texto e ficou desencorajado, não desanime não. Apenas prepare-se, faça um orçamento e trace seus planos para que não seja tão chocante. Isso vale pra Portugal ou pra qualquer outro lugar que você sonhe em migrar. Boa sorte 🙂

  44. O autor apenas usou da ironia para escrever aquilo que nenhum brasileiro quer ler: não somos bem vindos em lugar nenhum. Não importa que você tenha,como eu, alguma cidadania europeia: eles continuam a nos ver como invasores e cidadãos de segunda classe. Pode parecer duro mas é bom alertar às pessoas sobre as adversidades que irão enfrentar. Não é estragar o sonho, é mostrar a realidade. Portugal continua pobre e com salários muito baixos.Os empregos, em sua maioria, são precários mesmo. Se apesar de tudo você tiver vontade, então venha. Mas não se iluda!

  45. Fui morar em Portugal em 1988,foi muito dificil,os portugueses não gostam de brasileiros,difícil encontrar emprego,era um país muito atrasado,os portugueses são pessoas difíceis de fazer amizade, todos os amigos que fixos foram os retornados(nome dado aos portugueses que nasceram em Moçambique e Angola,considerados portugueses de segunda categoria) custo de vida caro,mas acredito que isso tenha melhorado agora,muita droga ,rota de entrada de drogas vinda de Marrocos.nao quero atrapalhar os planos dos que sonham ir morar num país melhor e dar um futuro para seus filhos,.
    O nosso país e onde temos dignidade de viver com seguranca,paz e o mínimo possível de conforto, TALVEZ seu lugar seja portugal,mas a minha experiência não foi das melhores.
    Abraço e Boa sorte

  46. Texto apenas irônico, cujo peso no escárnio fica evidente. Antipatia presente em cada linha. Se o efeito desejado é esse, então está bom.

  47. Que salada de comentários! A maioria que não gostou não tem a menor noção de como exprimir seu descontentamento. Aí simplesmente xinga. Deplorável.
    O texto apesar de irônico apresenta duas constatações que deixam o brasileiro muito frustrado:
    1o A atitude típica do brasileiro não é apreciado em Portugal nem em nenhum local do mundo. As outras culturas não se sentem confortáveis com o excesso de intimidade e etc…
    2o A solução não está lá fora. Não é porque não conseguimos criar uma sociedade justa (entenda o que quiser como justa, afinal estamos todos, coxinhas e mortadelas, infelizes aqui) que podemos tomar de assalto um país que passou tudo o que passou, que sofreu e lutou para chegar aonde está.

  48. Um irônico e até certo ponto engraçado artigo. Só não entendi exatamente o propósito (lamento não tê-lo alcançado…).

  49. Cara muito bom o seu texto. Q leitores infantilizados são esses q vc tem??? Aí vc me lê os comentários e vê que quem morou lá ou mora la concorda contigo e um monte de idiota daqui te contradizendo. O texto eh irônico e real… um monte de brasileiro anda dizendo q quer ir pra Portugal. Mas relaxa. Bom texto e leitores idiotas …. abs

  50. Texto interessante mas vindo de um Argentino emigrado no Brasil!!! A mensagem que autor que fazer passar deve se aplicar a ele mesmo…porquê deixou a Argentina?

  51. Pessoal tem bastante dificuldade de entender ironia, fica bem fácil perceber aqui nos comentários.

    E também fica fácil perceber que a carapuça serviu: acertou em cheio a ilusão da classe média brasileira que lê Folha de S.Paulo como se fosse a bíblia.

  52. Os Brasileiros vão para Portugal e consigo vão levando todas as mazelas, falta de educação, falta de respeito, pobreza de espírito….. Enfim; tudo de ruim ao qual para eles são coisas absolutamente normais, já que aqui no Brasil já convivem e se acostumam com isso antes mesmo de nascer. E quando resolvem ir para Portugal, vão achando que estão apenas mudando de estado aqui no Brasil. Chegam em um país que respeita seus cidadãos e que devolve os seus impostos com serviços de qualidade e respeito para seus utentes. Coisa que o idiota irônico responsável, ou melhor; irresponsável pela matéria pode dizer o mesmo do país de bosta em que ele vive não é mesmo? A dificuldade e realidade de Portugal assim como os paises da Europa ganham e muito deste Brasil de merda que não respeita os próprios cidadãos onde patriotismo é utopia. O que esperar de um país onde a roubalheira, o desrespeito a falta de comprometimento e de amor está do ventre das mães até ao ventre do governo? Pais de ladrões, onde os compatriotas roubam uns aos outros sem o menor escrúpulo ou peso na consciência. Bando de genocídas. Não vejo a hora de meter o pé deste inferno e procurar o nosso lugar. Pois quem não está satisfeito que se mude. Então Brasil tchau! Tchau!!!

  53. Leo Aversa… Parabéns seu post é espetacular, o jeito divertido e ironico ficou muito original e ótimo de ler… Voc~e deu a sua mensagem de forma única, nem tudo são flores! Grande abraço e muito sucesso!

  54. Leo Aversa… Parabéns seu post é espetacular, o jeito divertido e irônico ficou muito original e ótimo de ler… Você deu a sua mensagem de forma única, nem tudo são flores! Grande abraço e muito sucesso!

    • Eu acho que a intenção foi é alertar…..porque o que falam ai é exatamente isso….e alguns acreditam em contos de fada e só bobos nao vão entender que foi ironia

  55. Nossa nao acredito que Li o primeiro paragrafo todo.

    Vc quis enovar fazer algo diferente mais nao teve graça, imagina se alguem falasse que que vc sofreu abuso a vida toda do seu vizinho KidBengala e vc na verdade gostava e fala para ele não parar.

    Pois e nao teve nenhuma graca.

  56. Texto maravilhoso, bem escrito, bem colocado.
    Aí ideia que estão vendendo aos brasileiros para virem a Portugal é totalmente errônea: que aqui tudo vai acontecer, que é tudo maravilhoso, mas esquecem que estão mexendo com a vida das pessoas, que, muitoas vezes trabalham duro, vendem tudo o que tem para ir em busca de um sonho, achando que tudo vai melhorar. Amo Portugal, amo passear em Portugal, amo pastel de Belém, amo as praias, amo o que o turismo tem para oferecer. Mas atendimento médico, o preconceito que brasileiros sofrem (que sofri até em aula de mestrado), as longas horas de trabalho, o pouco salário e enfim, é difícil. Aí veem falar:tem custo de vida baixo,não sei o que; diria que é proporcional, tendo um salário de 537€…
    E proporcional depende, se a pessoa vai pagar 400€ de renda, não é tanto, certo?
    As propagandas dizendo que estão esperando brasileiros pra trabalhar, oi? Só porque tem um alto número de idosos e precisa de gente pagando contribuição. Aí diz aos imigrantes que eles trabalham e contribuem por seis meses e aí sim serão chamados e poderão ter documentos, mas nunca chamam. Tenho amiga que, sendo DONA de hostel desistiu ano passado pois já fazia quatro anos, outra que esperou dois, fora muitos outros que até hoje esperam. Contribuem e não tem direito algum!
    O brasileiro tem de parar com essa síndrome de vira lata, valorizando tudo o que é de fora sem saber o que está falando.

  57. Silmara Vieira. Adorei seu artigo já morei em Portugal e indico com certeza pois é um exelente País para se viver espero logo estar de visita desta vez.
    Obrigada por compartilhar seu artigo vou indicar seu blog

  58. Na verdade o melhor paraíso do mundo é o Brasil ,onde podem andar com joias caríssimas nas ruas e não correm nenhum risco de ser roubado. O Brasil é um outro planeta dentro da terra, lá não existem ladrões,todos os políticos são honestos, todos os brasileiros amam pagar impostos porque sabem que terão educação,saúde e segurança de qualidade. No Brasil não acontecem crimes, os policiais andam desarmados nas ruas. O Brasileiro é um povo super educado ,não gostam de barulhos ,nem de funk, nem de bebidas, os brasileiros amam trabalhar muito e ficam super chateados quando acontecem feriados prolongados. Todos empregadores brasileiros pagam altos salários aos empregados que por sua vez ,fazem questão de trabalhar horas a mais de graça para proteger as empresas do patrão, os brasileiros não gostam de facilidades . Os Brasileiros bilionários detestam MIAMI , os brasileiros super ricos preferem gastar seu dinheiro nas Praias ensolaradas do Nordeste lá eles compram mansões, investem na economia local ,geram impostos para o Brasil e empregos para o comércio local. Os brasileiros amam tanto o Brasil ,por isso tudo que ganham investem no país, os brasileiros ricos e poderosos não tem contas no exterior, ao contrário como a moeda é super valorizada preferem guardar dinheiro em seus apartamentos , porque nunca desvalorizam. Os Brasileiros não gostam de estrangeiros, não puxam saco de americanos e nem de Europeus, os brasileiros se amam , se respeitam ,vivem em harmonia com todas as diferenças, não gostam de religiões e nem de falsos milagreiros. Os Brasileiros detestam futebol, samba,cachaça e vagabundagem .Os brasileiros amam trabalhar e disputar games científicos, não gostam de perder tempo em Facebook e Zap e além do mais as mulheres brasileiras não abrem as pernas para qualquer um,não gostam de engravidar para ganhara bolsa família e detestam ficar gravidas para viver de pensões alimentícias e os homens brasileiros são os homens que mais respeitam as mulheres no mundo , não batem , não matam , não xingam as mulheres , as crianças brasileiras preferem estudar do que jogar bola ,realmente o Brasil é um paraiso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *